terça-feira, julho 03, 2007

Dia de Auditoria Externa !

E lá fomos "nós" BEG/prj/A1S, os felizes comtemplados pelos Auditores, a mim tocou-me a hora final...tchan tchan tchan tchan... e quando era suposto terem terminado por volta das 18h30m, aparecem ás 19h10 na secretaria e prontossssssssssssss, lá fui "auditada", "...já estás!..."
Ufa, até que enfim, esta já passou...

2 comentários:

Gil Duwens disse...

Auditoria Interna
Com o aumento da complexidade das operações de uma empresa, aumentou a necessidade de normas e procedimentos internos (controles internos).
Como o proprietário da empresa (ou o administrador) não poderia fazer isto, alguém deveria fazer isto por ele. Daí surge a figura do auditor interno cuja função principal é verificar se as normas internas vem sendo seguidas. Paralelamente o auditor interno executa auditoria contável.
O auditor interno é funcionário da empresa mas como executa auditoria contável e operacional, deve ter uma certa independência dentro da entidade. Se for subordinado ao departamento contável ou administrativo, pode sofrer pressões quando da execução de seus trabalhos. Assim, para ter o maior grau possível de independência, deveria ser subordinado à presidência da empresa. Em empresas de grande porte, existe um verdadeiro departamento de auditoria interna.
Auditoria Externa
A auditoria externa é feita por um profissional totalmente independente da empresa auditada. O objectivo do auditor externo é emitir uma opinião (chamado parecer) sobre as demonstrações financeiras.
Note que o objectivo é apenas emitir um parecer sobre as demonstrações contáveis. Logo conclui-se que a auditoria externa não é realizada para detectar fraudes, erros ou para interferir na administração da empresa, ou ainda, reorganizar o processo produtivo ou demitir pessoas ineficientes. Naturalmente, no decorrer do processo de auditoria, o auditor pode encontrar fraudes ou erros, mas o seu objectivo não é este. Seu objectivo é emitir um parecer




P.S. - na próxima vou ensinar-te como se vai até casa desses gajos e se ameaça a família.

Anónimo disse...

...e os ladrõins ???
Os ladrõins,,,para cima de dez bândidos...