terça-feira, setembro 03, 2013

EDUCAÇÃO DEMODÊ

Pelos vistos, a minha família não me soube educar. Os meus pais ensinaram-me valores que estão em desuso. Ensinaram-me que o amor vale mais do que o dinheiro, que a amizade vale mais do que o interesse, que um gesto vale mais do que mil palavras. Que gente de verdade vale mais do que carros, viagens, empregos, etc. Ensinaram-me que eu não devo fazer com os outros aquilo que eu não gostaria que me fizessem a mim. Que tudo que nós fazemos volta - às vezes em dobro - pra nós. Que nada nesta vida é de graça, a não ser os sentimentos sinceros. Que ninguém morre devendo (se fizeres mal a alguém, vais pagar antes de morrer). Que vingança é pra gente pequena e que o desprezo é a melhor forma de "se vingar". Que uma relação desigual - dois pesos e duas medidas - não é uma relação de verdade. Que tudo que é de verdade, eu devo levar comigo pro resto da vida. Que pessoas que gostam de crianças e animais são pessoas do bem. Que animais são seres do bem. Que tem muito bicho melhor que muita gente. Que um bom coração vale mais do que uma carteira gorda. Que não se julga alguém pela sua aparência. Que todos nós vamos morrer mesmo, então o que vale é o que fazemos aqui e não o que a temos. Os meus pais ensinaram-me tudo isto e é assim que eu vejo o mundo ainda. Ou, pelo menos, era assim que eu gostaria que ele fosse. A educação que eu tive é das minhas maiores riquezas, para além dos meus filhos e maridão.

sexta-feira, junho 07, 2013

O meu bebé tem 8 meses, Quarta semana


Um bebé que consegue manter-se de pé apoiado a uma cadeira ou segurando-se aos dedos da mãe não está muito longe de conseguir pôr-se de pé sozinho.

Esta é uma proeza que requer força e equilíbrio, motivo pelo qual demora algum tempo. A maior parte dos bebés passa um certo tempo de pé segurando-se aos móveis, sem conseguir dar um passo em frente. Outros rapidamente descobrem que podem caminhar – dando alguns passos hesitantes de cadeira para cadeira.

Assim que o bebé passar para esta fase, pense em mudar ou rodar alguns móveis para que os possa utilizar como apoios para se deslocar numa sala. Esta disposição criativa ajudará a estimular a sua confiança e, à medida que os passos se forem tornando menos hesitantes, poderá começar a colocar as cadeiras na sua posição habitual e a encorajar os passos sem apoio.

A maior parte dos bebés dá os primeiros passos independentes por volta do primeiro aniversário, mas há uma grande margem para a concretização deste marco de desenvolvimento. Alguns bebés começam a andar aos 7 ou 8 meses, enquanto outros, também perfeitamente normais, só começam a dar um ar da sua graça por volta dos 17 ou 18 meses.

É mesmo verdade!
Por volta dos 8 meses, a maior parte dos bebés consegue aprender a língua gestual, quer através de gestos formalizados, quer de gestos simples, como dizer adeus com a mão.”

sexta-feira, abril 19, 2013

O seu bebé tem 7 meses

7 meses, Primeira semana

Depois de o bebé se tornar mestre na arte de segurar objectos, surge outra fase empolgante (embora subtil): passá-los de uma mão para a outra.

Depois de o bebé se tornar mestre na arte de segurar objectos, surge outra fase empolgante (embora subtil): passá-los de uma mão para a outra. Por ora, o bebé utiliza ambas as mãos de igual modo, tanto que não conseguirá distinguir se é esquerdino ou destro. Efectivamente, a destreza manual só se torna evidente muito mais tarde. (Poderá tornar-se perceptível a preferência por uma das duas mãos por volta dos 9 meses mas, mesmo nessa altura, os bebés têm tendência para o ambidestrismo – isto é, para o uso de ambas as mãos com igual destreza — sendo que esta situação pode durar até entrarem na escola.)

Ofereça ao bebé brinquedos com texturas e sons diferentes, bem como outros objectos interessantes (mas seguros) com os quais possa brincar e que possa explorar. Os brinquedos mais apreciados incluem brinquedos de borracha para apertar, brinquedos que baloiçam e se voltam a pôr de pé, brinquedos com luzes ou música e bolas macias em tecido ou borracha. De vez em quando, alterne os brinquedos disponíveis para manter o interesse do bebé.

É mesmo verdade!

Em todas as culturas — das ocidentais, às latino-americanas ou africanas – os bebés demonstram cada vez mais a chamada ansiedade da separação entre os 6 e os 15 meses de idade.



segunda-feira, março 18, 2013

o bebé tem 6 meses

Agora que o seu bebé já se senta bem, tem uma visão completamente nova do mundo – e a mamã tem uma visão nova do seu bebé.

Por esta altura, a maior parte dos bebés têm força para, pelo menos, se sentar brevemente, com algum apoio, ou para se equilibrar inclinando-se para a frente com o apoio dos braços. Aos 7 meses, a maior parte dos bebés conseguem sentar-se sozinhos. Proporcione-lhe várias oportunidades para se sentar no chão — pode mantê-lo interessado mostrando-lhe diferentes brinquedos ou sentando-se com ele para verem livros em conjunto.

O sentar sozinho é um feito importante, mas é também um grande passo na aprendizagem do gatinhar. Depois do seu bebé se conseguir sentar, é apenas uma questão de tempo, força e coordenação até se inclinar para a frente e deslocar-se com o auxílio das mãos e dos joelhos. Alguns bebés começam a gatinhar (ou a deslocar-se de outra forma precoce de locomoção, como o arrastar-se) por volta dos seis meses, embora a maior parte comece entre os 7 e os 9 meses. Pode tentar incentivar este movimento de avanço colocando brinquedos um pouco fora do alcance do bebé, quando este estiver sentado.

É mesmo verdade

O seu bebé pode ouvir sons numa língua estrangeira que o ouvido adulto não consegue distinguir. Mas por volta dos seis meses, o bebé começa a filtrar os sons.



O Vasco

O Vasco nasceu no dia 15 de Setembro de 2012 e é muito lindo!!!