terça-feira, setembro 03, 2013

EDUCAÇÃO DEMODÊ

Pelos vistos, a minha família não me soube educar. Os meus pais ensinaram-me valores que estão em desuso. Ensinaram-me que o amor vale mais do que o dinheiro, que a amizade vale mais do que o interesse, que um gesto vale mais do que mil palavras. Que gente de verdade vale mais do que carros, viagens, empregos, etc. Ensinaram-me que eu não devo fazer com os outros aquilo que eu não gostaria que me fizessem a mim. Que tudo que nós fazemos volta - às vezes em dobro - pra nós. Que nada nesta vida é de graça, a não ser os sentimentos sinceros. Que ninguém morre devendo (se fizeres mal a alguém, vais pagar antes de morrer). Que vingança é pra gente pequena e que o desprezo é a melhor forma de "se vingar". Que uma relação desigual - dois pesos e duas medidas - não é uma relação de verdade. Que tudo que é de verdade, eu devo levar comigo pro resto da vida. Que pessoas que gostam de crianças e animais são pessoas do bem. Que animais são seres do bem. Que tem muito bicho melhor que muita gente. Que um bom coração vale mais do que uma carteira gorda. Que não se julga alguém pela sua aparência. Que todos nós vamos morrer mesmo, então o que vale é o que fazemos aqui e não o que a temos. Os meus pais ensinaram-me tudo isto e é assim que eu vejo o mundo ainda. Ou, pelo menos, era assim que eu gostaria que ele fosse. A educação que eu tive é das minhas maiores riquezas, para além dos meus filhos e maridão.

Sem comentários: